falecom@foodtips.com.br
YOLO aposta na cozinha contemporânea para surpreender

YOLO aposta na cozinha contemporânea para surpreender

You Only Live Once. YOLO. Em português: “Você só vive uma vez”. Pensando nisso, esse novo restaurante de Santos aposta na cozinha contemporânea para trazer experiências gastronômicas únicas na vida dos clientes.

Criação conjunta dos sócios Bruno Justo (ex-colunista do FoodTips e finalista do The Taste Brasil) e o Kauê Going, a casa abriu as portas no dia 10 de maio deste ano (2019). A proposta é surpreender o público a cada a prato, desde a apresentação até as combinações e sabores. Tudo em um ambiente informal, servido de forma tranquila e despretensiosa.

O YOLO fica localizado na Rua Dom Lara, 38, no bairro Boqueirão. Para quem vai de carro: parar na própria Dom Lara não é tarefa fácil. Então, o nosso principal conselho nessa hora é estacional na Avenida Siqueira Campos (Canal 4) ou até mesmo na Rua Bolívar, que é paralela à Dom Lara.

“YOLO é meu grande sonho”

O chef Bruno Justo é o grande idealizador do YOLO. Com vasta experiência após ter chefiado, por anos, o Estação Bristô, no Valongo, além de ter passado por casa como Madê, Enoteca Decanter e Guaiaó, é a primeira vez que ele abre o próprio negócio. A ideia ganhou força logo após a participação no The Taste Brasil, da GNT.

“O YOLO é meu grande sonho. O público de Santos tem um anseio enorme por novidades na área, e queria abrir um restaurante como esse, aqui na minha cidade, onde as pessoas possam vivenciar uma experiência gastronômica mais longa, provar o melhor que a comida pode ser, mas sem que o preço, o atendimento e o ambiente fossem um impeditivo para isso”, contou Bruno.

O outro sócio, Kauê, também já era do ramo, foi um dos donos do Fernando Pessoa, restaurante português que funcionou no mesmo imóvel, no número 38 da Rua Dom Lara, no Boqueirão.

A ideia é que a casa funcione como restaurante apenas de quinta-feira à sábado, das 18h à 0h. Com isso, o restante da semana é reservado para que a dupla possa ter tempo de testar, pesquisar e produzir os pratos.

“Sabemos que o tipo de restaurante que estamos propondo não tem público todos os dias aqui na cidade. E o YOLO foi pensado para não ter desperdício e trabalhar com valor de agregado. Portanto, nossa equipe vai estar na cozinha seis dias da semana para produzir cada preparação no processo que será servido aos finais de semana, como muito carinho”, explicou o chef.

Nos demais dias, a casa fica disponível para qualquer tipo de evento, desde aniversários, festas corporativas e até mini wedding. As reservas podem ser feitas pelo telefone (13) 3232-1581 ou por e-mail: yolo.cozinha@gmail.com.

Experiência FoodTips no YOLO

Estivemos presente no coquetel de Inauguração do YOLO. O momento foi dedicado para a mídia local e alguns influenciadores digitais, que puderam sentir o gostinho do Yolo Cozinha Contemporânea.

Para começar a “degustação”, serviram um tartare de tomate, caqui e melancia. E, olha, estávamos bem ansiosos para descobrir se essa combinação ficaria boa… e, sim: estava deliciosa!

Em seguida, trouxeram um repolho com molho de feijão preto e bacon de meca. Outro prato surpreendente! Se alguém experimentasse, nem diria que era “apenas um repolho”, risos.

Já para as pessoas mais carnívoras, serviram croquetas de frango com gorgonzola, que – acreditem se quiser – é muito melhor do que coxinha! E, como “prato principal”, experimentamos pedaços de ancho angus com batata artesanal (feita na própria casa) e molho ranch (colocado ali mesmo – na sua frente).

Por fim, e não menos surpreendente, teve uma espécie de “torta” de aveia, com yogurt em cima (como se fosse uma bola de sorvete), acompanhado de frutas vermelhas (entre elas, o famosinho mirtilo).

E, claro, que o YOLO Cozinha Contemporânea também surpreende com os drinks, criados na casa. Experimentamos três bebidas. A primeira era o Caju Amigo, feito com cachaça Leblon, caju e caqui.

O segundo drink é o Yolo Tea, composto por vodka, butterfly pea tea e lavanda. E, como se não bastasse essas combinações anteriores, ainda pudemos experimentar o Drink Merenquita, criado com tequila, limão e merengue.

É ou não é para ficar com água na boca? risos.

YOLO e a sustentabilidade

O YOLO também é um restaurante que preza pela sustentabilidade. A casa possui uma composteira, o que diminui a quantidade de lixo e gera adubo para a horta.

Além disso, no YOLO foi projetada uma cisterna para captação de água da chuva e sistema para utilizar essa água nos vasos sanitários e limpeza das áreas externas do restaurante. A ação, além de financeira econômica, diminui o desperdício de água.

Como forma de ajudar a comunidade local, os sócios foram atrás de pequenas parcerias para colocar em evidência alguns projetos da região. Os aventais e guardanapos foram confeccionados pela cooperativa de costureiras do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste, os sousplats e cestas de pão de palha, feitos em parceria com a tribo Awa Porungawa DJU de Peruíbe.

O artesão marceneiro Joel Marques usou madeira de demolição e troncos para fazer o balcão do bar e um banco. E a 4pallets fez o revestimento do caixa com madeira de reaproveitamento, pequenos pedaços de MDF e um mosaico colorido.

Para ajudar os artistas locais, toda a decoração da casa estará à venda, desde os terrários autossustentáveis, produzidos pela Garota Botânica, até obras de Léo Darumaman, que trabalha com colagens de revistas e jornais e fez uma peça exclusiva para a casa.

Deixe sua nota sobre esse estabelecimento!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Sem votos ainda)
Loading...
Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

FoodTips - Cooking Tips apresente Yolo Cozinha Contemporânea em Santos

YOLO Cozinha Contemporânea: O fim de um, é o começo de outro

Venho aqui me despedir da coluna do Cooking Tips, da qual participei com extrema satisfação. Espero ter cumprido minha ideia de passar uma visão descontraída da gastronomia. Mas a...
Compartilhe com os amigos!
yolo cozinha contemporânea Você só vive uma vez (mesmo que não acredite nisso)

Você só vive uma vez (mesmo que não acredite nisso)

Estávamos eu e o alemão lacrador (meu querido sócio), fazendo um belo brainstorm. Ou seja, puxando ideias do além, para achar o nome ideal pra essa nossa empreitada. Cara,...
Compartilhe com os amigos!
Gastronomia sustentável grandes poderes trazem grandes responsabilidades cooking tips por bruno justo

Gastronomia sustentável: grandes poderes trazem grandes responsabilidades (Valeu, tio Ben)

Esse texto vai esclarecer o compromisso do YOLO Cozinha Contemporânea com a sustentabilidade. Afinal, ser contemporâneo traz consigo o dever de pensar na sustentabilidade como ponto de partida. É...
Compartilhe com os amigos!