falecom@foodtips.com.br
Receita de fim de ano Pernil de cordeiro com cuscuz marroquino cooking tips por bruno justo

Receita de fim de ano: Pernil de cordeiro com cuscuz marroquino

A receita de pernil de cordeiro com cuscuz marroquino pode ser feita em qualquer época do ano. No entanto, ela tem um lugarzinho especial à mesa nesses feriados maravilhosos de fim de ano, cheios de espírito natalino, muitas especiarias, frutas secas, nozes e tudo mais que a gente odeia o resto do ano todo, risos.

O interessante do cuscuz é que você pode dar sabor com praticamente qualquer coisa que venha na sua criatividade. Nesse caso, vamos usar um belo pernil de cordeiro e vegetais assados. E o melhor: o preparo é muito simples!

Consiste em apenas 4 elementos: o cordeiro assado, o caldo do fundo da assadeira e tomate seco (que vai hidratar e dar sabor ao cuscuz), o cuscuz hidratado e os legumes assados.

Sem mais delongas, vamos à receita!

Ingredientes necessários para a receita de fim de ano

Para o pernil de cordeiro:
01 pernil de cordeiro
500 ml vinho tinto seco
03 cebolas
01 cabeça de alho
10 grãos de pimenta do reino
03 folhas de louro
03 col de sopa de sal

Para o cuscuz:
360 ml de caldo*
300 g sêmola para cuscuz
06 tomates secos
01 pct de açafrão
01 berinjela grande
01 abobrinha
04 tomates italianos maduros
01 ramo de tomate holandês
03 col de sopa de azeite extravirgem
01 maço de salsinha
02 limões sicilianos
Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo: Pernil de cordeiro com cuscuz marroquino

– Deixe o pernil marinando na mistura de vinho, sal, pimenta, loura, cebola e alho, por 24 horas em geladeira, virando no meio do tempo. (Essa é uma marinada básica, pode usar a criatividade aqui, abusar de ervas, cítricos, diferentes especiarias).

– Retire da geladeira 2h antes de assar, pra deixar em temperatura ambiente. (Esse passo garante que o cordeiro asse até o centro).

– Pré aqueça o forno na temperatura máxima por 15 min.

– Leve o pernil ao forno em uma assadeira por 20 min ou até ele ganhar uma bela crosta dourada de sabor. (Esse passo vai selar a carne e segurar toda a suculência).

– Retire do forno, baixe para temperatura média, acrescente as cebolas, o alho e as folhas de louro, cubra com alumínio e leve ao forno por 2h30 (descarte o vinho, fica salgado, não é aproveitável pra molho).

– Retire do forno e deixe descansar pelo menos 1 hora antes de fatiar. (Importante pra redistribuir os sucos e deixar a carne macia e irrigada por igual).

– Asse todos os legumes cortados em cubos médios, regados com azeite e temperados com sal e pimenta, por 40min em forno médio (deixe o tomate holandês inteiro na rama).

– Para o caldo, vamos deglacear o fundo da assadeira do cordeiro, usando 1 litro de água. Junte a cebola o alho e o louro e reduza em fogo médio até ter 360 ml de caldo.

– Descarte os sólidos, acrescente os tomates secos e o açafrão, e bata com um Mixer (isso vai encher o nosso caldo de sabor).

– Verta o caldo quente sobre o cuscuz em um bowl de vidro grande, cubra com filme plástico e reserve por 5min a 10min. (A mudança é linda, os grãos vão inchar e virar pequenas pérolas que vão carregar muito sabor pro prato).

– Tire o filme plástico, solte o cuscuz hidratado com um garfo e tempere com azeite, sal, pimenta e suco de limão siciliano.

– Misture os legumes assados e a salsinha picada no cuscuz temperado. (Prove nesse momento, corrija se precisar).

– Fatie o cordeiro e coloque por cima do cuscuz, assim como o tomate na rama.

*Essa receita de fim de ano: pernil de cordeiro com cuscuz marroquino serve de 06 a 08 pessoas muito felizes e pede um belo vinho tinto pra acompanhar.

Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

“Foi uma loucura”: Bruno Justo fala sobre o The Taste Brasil

Após dois meses de disputas, o The Taste Brasil, apresentado pelo canal GNT, terminou no dia 28 de junho. Colunista do FoodTips, o chef santista Bruno Justo chegou a...
Compartilhe com os amigos!
preparacao-seu-evento-foodtips-cooking

A preparação é essencial para seu evento

Vou chocar vocês com uma realidade direta e reta, suas Palmirinhas sem grife (eu adoro essa mulher, mas isso fica para outro dia). O que faz a grande diferença entre...
Compartilhe com os amigos!
como-fazer-peru-de-natal-receitas-foodtips

Receita de Natal: conheça o “Desafio das 32h do Seu Peru”

Aqui vai um texto muito sério sobre como deixar todos os seus convidados estupefatos com o melhor peru de todos os tempos! Todas as piadas de duplo sentido, comparando...
Compartilhe com os amigos!