falecom@foodtips.com.br

A história de um chef, por Bruno Justo: Uma faísca

Nota do editor: A história de um chef é uma série idealizada pelo colunista do Foodtips, chef Bruno Justo, em sua coluna CookingTips.

De onde surge uma ideia? De uma necessidade? Da ociosidade? Será que se eu fechar meus olhos, agora mesmo, e buscar em todas as minhas referências, eu consigo solucionar as questões que se apresentam à minha frente?

Eu poderia dizer, que uma ideia começa a ser construída, pela soma das suas experiências, e mais ainda, pela forma como você se sente com tudo isso. O pior sentimento/estado de espírito é a comodidade.

Porra, se tiver que mudar algo, muda agora! Depois faço = nunca faço.

Mais um dia na vida de um cozinheiro: acorda vagabundo! tira a remela, toma um banho, corre pro  restaurante, põe a dólmã, bom dia galera, café, estamos com um a menos de novo, acelera, corta, pica,  lava, enxagua, ferve, assa, sobe escada, pega caixa, desce escada, café, grelha, bate, mistura, salteia, vai começar o serviço (vixi, não deu tempo de almoçar hoje), café, comanda, marcha, finaliza, sai, organiza, lava, limpa. REPEAT.

Então, vem o questionamento: por que ainda faço isso?

De repente tudo começa a fluir pra um caminho, as oportunidades aparecem, uma agitação quase involuntária se faz tomar conta. E quase sem querer, uma faísca. Uma ideia. Puta ideia! Essa é a solução pras questões que se apresentam.

Simplesmente cozinhar, já não é o suficiente pra mim. Eu PRECISO criar, é algo que está dentro de mim e me frustra demais não participar dos processos criativos.

Mas eu tive uma ideia. Vou abrir um restaurante…

Próximos capítulos: A história de um chef

Acompanhe a coluna do chef Bruno Justo, no FoodTips, para saber os próximos passos dessa história! Na segunda-feira será lançado o terceiro capítulo!

• • •

chef-bruno-justo-feijao-cooking-tips Bruno Justo é cozinheiro profissional e personal chef desde 2012, nascido e crescido em Santos, formado em Gastronomia pela Unisantos e responsável pela coluna Cooking Tips.
Siga-o no 
Instagram: @chefbrunojusto

Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

chef-bruno-justo-feijao-cooking-tips

A história de um chef, por Bruno Justo: Prólogo

Aqui vai uma história – contada em vários capítulos – sobre um chef, um homem, cansado. Não esse tipo de cansaço que você está pensando. Cansado do sistema, cansado...
Compartilhe com os amigos!
homenagem-uma-carta-as-minhas-avos-por-bruno-justo-cooking-tips

Uma carta em homenagem às minhas avós

Já que minhas duas velhinhas favoritas fazem aniversário neste mês, nada melhor que começar fazendo essa pequena homenagem. Uma homenagem singela, mas ainda em tempo… E voltar no tempo...
Compartilhe com os amigos!
cookingtips-cebola-caramelizada-caramelização-redução

Redução e caramelização: extraindo mais sabor dos alimentos

O ano de 2018 começou a todo vapor! Muito trabalho, muita conta para pagar, pouco tempo para escrever, mas aqui estou, dedicando esse pouco tempo à evolução da espécie...
Compartilhe com os amigos!