falecom@foodtips.com.br

A história de um chef, por Bruno Justo: The Masterplan

Nota do editor: The Masterplan é o quarto episódio de “A história de um chef”, uma série idealizada pelo colunista do Foodtips, chef Bruno Justo, em sua coluna CookingTips.

The Masterplan (toca um Oasis aí)

‘Aquele que se empenha em resolver as dificuldades, resolve-as antes que surjam’. (Sun Tzu)

Não deixemos de lado a importância que um plano de negócios, muito bem ajustado, tem. Na boa, se for para chutar um monte de números e fazer de qualquer jeito, não faça.

O que acontece é que eu preciso de uma fórmula. Um plano que me guie durante todo esse processo. Então, mãos à obra!

Começamos por um conceito. A peça central de um quebra-cabeças, que vai sendo montado de dentro para fora. Tem que ser moderno, autoral, em constante mudança, constante evolução.

“Aconchegante” e “acolhedor” não são palavras que me agradam. Prefiro inquietante, desafiador. O cliente deve ser instigado a se perguntar: o que mais está por vir?

Nossa missão, então, será: servir uma gastronomia autoral, sem limites de combinações, de forma repaginada, num ambiente moderno, aguçando a criatividade dos clientes e curiosos.

Com isso em mente, partimos pros próximos passos.

The Masterplan: Como fazer algo realmente especial, que crie essa ‘ilusão’ de necessidade nos clientes?

As soluções apresentadas são:

– Abrir apenas poucas e boas noites por semana (até as melhores coisas da vida se tornam cansativas, quando consumidas em excesso). Nos outros dias, nossa cozinha ficará aberta apenas para testes e produção.

– Cobrar um preço condizente com o nosso produto, mostrando que ele é de grande valor agregado. Para chegar ao ideal de cada um desses pratos foram gastas horas de testes, pelas mãos de cozinheiros experientes, capazes de traduzir ingredientes em ideias. E trazer ideias do plano da criação para a realidade, através de ingredientes.

– Demonstrar, através de todo o alcance que tivermos nas mídias, a transformação dos produtos, desde a compra até a finalização. Fomentar essa curiosidade dos clientes e atraí-los para experimentar tudo o que viram ao longo da semana.

Não vamos colocar números aqui, né? (o texto ficaria maçante como uma aula de estatística). Se alguém quiser uma consultoria é só mandar um e-mail (hahaha marqueteiro!).

A ideia foi lançada. Já tenho a minha gangue. O plano está na mesa!

Agora precisamos encontrar nosso palácio. Sim, nós precisamos de um verdadeiro oásis no meio desse caos, e eu já posso vê-lo, ele está logo ali…

Após The Masterplan em “A história de um chef”

Após o quarto episódio, a série retorna nesta segunda-feira com um novo capítulo. Acompanhe a coluna do chef Bruno Justo, no FoodTips, para saber os próximos passos dessa história!

• • •

chef-bruno-justo-feijao-cooking-tips Bruno Justo é cozinheiro profissional e personal chef desde 2012, nascido e crescido em Santos, formado em Gastronomia pela Unisantos e responsável pela coluna Cooking Tips.
Siga-o no 
Instagram: @chefbrunojusto

Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

chef-bruno-justo-feijao-cooking-tips

A história de um chef, por Bruno Justo: Prólogo

Aqui vai uma história – contada em vários capítulos – sobre um chef, um homem, cansado. Não esse tipo de cansaço que você está pensando. Cansado do sistema, cansado...
Compartilhe com os amigos!

A história de um chef, por Bruno Justo: Uma faísca

Nota do editor: A história de um chef é uma série idealizada pelo colunista do Foodtips, chef Bruno Justo, em sua coluna CookingTips. De onde surge uma ideia? De...
Compartilhe com os amigos!

A história de um chef, por Bruno Justo: Goodfellas

Nota do editor: Goodfellas é o terceiro episódio de “A história de um chef”, uma série idealizada pelo colunista do Foodtips, chef Bruno Justo, em sua coluna CookingTips. “As...
Compartilhe com os amigos!