falecom@foodtips.com.br
Festival Santos Café 2018 café, gastronomia e cultura no centro da cidade

Festival Santos Café 2018: café, gastronomia e cultura

O Festival Santos Café 2018 é uma oportunidade para quem quer aproveitar um feriado prolongado diferente na Baixada Santista.

Apesar do nome, que reverencia o chamado “ouro verde”, o evento traz diversos lados como a gastronomia, artesanato e cultura.

Iniciado na última sexta-feira (6), o Festival Santos Café 2018 segue até segunda-feira. A programação pode ser conferida no hotsite do evento, dentro do site da Prefeitura de Santos.

A equipe do FoodTips conferiu parte das atrações do último sábado e conta um pouco sobre o evento.

Festival Santos Café 2018: Arcos do Valongo engloba um pouco de tudo

Os Arcos do Valongo, localizado na Rua do Comércio 110, no Centro, tem sido um espaço bem movimentado em Santos. E ele é um dos pontos centrais do Festival Santos Café 2018.

Pelo espaço ser amplo, ele reúne diversas marcas produtoras de café. Em cada um dos pequenos estandes, o público pode degustar os cafés produzidos por cada marca, comprar pacotes, além de tomar sua xícara de café favorita.

Também há um painel central do Festival Santos Café 2018, onde são realizadas apresentações musicais e teatrais. No outro lado, o evento montou uma feira de artesanato onde você pode encontrar desde discos antigos, passando por bijuterias e artigos de decoração, até bolsas.

Já em outro setor dos Arcos do Valongo, está a parte que nos interessa: comidinhas!

A primeira dica nossa é a parte dos doces portugueses, vendidos por atendentes que estão com roupas típicas portuguesas. Ali existem o famoso pastel de Belém, doces com nozes e outros tipos, e até queijadinhas, que estavam uma delícia!

Também há diversos espaços que vendem doces. Nós experimentamos uns potinhos gelados de brownie com doce, que recomedamos. Cada um custa R$ 10,00 e as opções incluem: tradicional, com maracujá, com limão e com doce de leite, por exemplo.

Além disso, você encontra barracas de temaki, salgados, geladinhos (ou chup-chup), queijos, pipocas e sorvetes. E para você que prefere cerveja ao café, a cervejaria Burgman também marca presença, com quatro tipos de cerveja por R$ 10,00 o copo.

Outras opções do Festival Santos Café 2018

O Festival Santos Café 2018 movimenta o Centro como um todo. No cruzamento da Rua XV de Novembro com a Rua do Comércio, um palco está montado para apresentações.

Diversos bares da região também estão abertos para você que quer aproveitar um dia diferente no Centro da Cidade. O grande movimento deixa o clima mais alegre e seguro, diferente do que temos visto na região.

A Bolsa do Café também é um ponto-chave do evento. Além de ter diversas opções de café, chá e outras bebidas, o local também realiza visitas monitoradas até o horário da noite. Você também pode conhecer o Centro e beber café no bonde especial da linha, que vem equipado com uma máquina de expresso.

Expectativa de bater recordes no Festival Santos Café 2018

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, destacou a consolidação do Festival Santos Café 2018 e espera que a edição deste ano bata recorde de público.

“É um evento muito importante. Já faz parte do calendário da cidade. Estamos na quarta edição do Festival Santos Café, ano a ano batendo recorde de público. Ano passado, foram 50 mil pessoas passando pelas ruas do Centro para conhecer um pouco mais da história, saborear o café. Hoje, inovamos com a utilização dos Arcos do Valongo, para que a gente possa, cada vez mais, trazer público e difundir a história da Cidade”, disse.

O secretário de Turismo da Cidade, Odair Gonzalez, também ressaltou a importância do Festival Santos Café 2018 para o Centro.

“Ele está cada vez se consolidando mais na Cidade. É um festival que movimenta Santos, movimenta o comércio, atrai turistas. Ele está de acordo com a nossa expectativa, sendo um sucesso. O astral está excelente, o clima contribuiu, as pessoas estão animadas. Coloco muita fé neste festival como acontecimento indutor de alegria, de felicidade, de integração. A cidade precisa muito disso, principalmente o Centro”, avaliou.

Festival Santos Cafe feira de artesanato no centro da cidade

Festival Santos Café 2018 traz programação especial ao centro de Santos, com muito café, gastronomia e cultura.

O Festival Santos Café 2018 segue até esta segunda-feira (9), com eventos nos Arcos do Valongo, Boulevard da Rua XV de Novembro, Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 2), Museu do Café (R. XV de Novembro, 95), Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), Praça Mauá, Rua XV de Novembro e vários restaurantes parceiros do Centro Histórico de Santos.

Deixe sua nota sobre esse estabelecimento!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Sem votos ainda)
Loading...
Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

5 lugares que valem a pena comer doce na Baixada Santista

Hmmm! Vai chegando o frio e a vontade de comer doce só aumenta, não é mesmo?! Mas fiquem tranquilos! O FoodTips te ajuda nessa missão. Separamos 5 lugares ideais...
Compartilhe com os amigos!

Melhores lugares para comer hambúrguer em Santos

Comer hambúrguer em Santos. Essa parece ser uma missão fácil. Afinal, existem muitos lugares na Cidade que contam com o típico hamburgão no cardápio. Mas, no post do hoje,...
Compartilhe com os amigos!
melhores-lugares-para-tomar-acai-em-santos-foodtips

Os 5 melhores lugares para tomar Açaí em Santos

Açaí na tigela, no copo, batido com frutas, cereais, chocolates e muitas outras formas de consumi-lo! Não podemos negar que tomar açaí é tudo de bom. Ainda mais em...
Compartilhe com os amigos!