falecom@foodtips.com.br

Chef Bruno Justo: ‘Cozinhar é uma forma de amor’

Vamos falar um pouco de amor e de cozinhar. Vou confessar: estou longe de ser a pessoa mais sentimental do mundo. Provavelmente numa escala de zero à 100, eu devo ser uns 5% carinhoso, talvez 3% romântico, e, quiçá, 10% atencioso.

Eu não me controlo na zoeira, eu não tenho filtro, às vezes pareço meio folgado, mas uma coisa é certa: quando quero demonstrar meu apreço por alguém da minha espécie, com certeza tem comida envolvida.

Uma torta também é amor

“Mas você podia escrever uma cartinha, ligar de vez em quando para ver se está tudo bem, mandar uma mensagem, dizer que ama, um sinal de fumaça, um pombo correio”. Na boa, eu prefiro fazer uma torta.

Um pedaço engordativo de torta, atinge com eficácia, o paladar, o olfato, a visão, o tato e a minha satisfação pessoal de ver a pessoa que eu amo experimentando a base da massa que quase se desmancha na boca, o recheio denso, saboroso, bem temperado.

Sério, tem algum stories no insta, escrito crush, que seja melhor que uma torta? Eu sei que, você que está lendo esse texto, concorda comigo. As pessoas só não têm a audácia de admitir. Portanto, eu estou atestando: cozinhar/comer é a melhor forma de amar.

Várias formas de amor

Existem várias formas de amar, isso não é segredo. Uma mãe solteira, que se vira como pode para trabalhar e cuidar dos filhos, é uma forma de amar. Um torcedor, que viaja de ônibus de um estado para outro, para assistir seu time de coração jogar, é uma forma de amar.

Quando o padeiro acorda 3h da manhã para garantir que, quando você for à padaria 7h buscar seu pão, ele esteja quentinho, crocante por fora e macio por dentro. Isso é MUITO amor. É amor à profissão, é amor ao cliente.

O ato de cozinhar, pode ser definido pela transformação e combinação, de um ou mais ingredientes, através do calor e(ou) de outra(s) técnicas, resultando num produto final diferente do que havia no começo, com o intuito de ser degustado ou utilizado como alimento… e blabla…

Eu prefiro assim: cozinhar é uma forma de demonstrar, através de técnicas, combinações de sabores e dedicação, que você ama o que faz, que você ama alguém, e, até mesmo, que você se ama.

E você, tem alguma receita especial quando quer demonstrar seu amor por alguém?

• • •

chef-bruno-justo-feijao-cooking-tips


Bruno Justo
é cozinheiro profissional e personal chef desde 2012, nascido e crescido em Santos, formado em Gastronomia pela Unisantos e responsável pela coluna Cooking Tips.

Siga-o no 
Instagram: @chefbrunojusto

Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

homenagem-uma-carta-as-minhas-avos-por-bruno-justo-cooking-tips

Uma carta em homenagem às minhas avós

Já que minhas duas velhinhas favoritas fazem aniversário neste mês, nada melhor que começar fazendo essa pequena homenagem. Uma homenagem singela, mas ainda em tempo… E voltar no tempo...
Compartilhe com os amigos!
cooking-tips-comida-de-verdade

Comida de verdade, por favor!

Você prefere um cardápio com muitas opções ou receber sua comida, realmente, bem feita? O que acontece é que essas duas opções, comumente, são excludentes. Um dos trabalhos mais...
Compartilhe com os amigos!
cookingtips-cebola-caramelizada-caramelização-redução

Redução e caramelização: extraindo mais sabor dos alimentos

O ano de 2018 começou a todo vapor! Muito trabalho, muita conta para pagar, pouco tempo para escrever, mas aqui estou, dedicando esse pouco tempo à evolução da espécie...
Compartilhe com os amigos!