falecom@foodtips.com.br
blanche-do-cerrado-cervejaria-micro-x-foodtips

Blanche do Cerrado: uma witbier para os dias quentes

A Blanche do Cerrado é uma cerveja criada pela microcervejaria MicroX, fundada na cidade de Brasília, em 2014. Ela é uma witbier clássica, com 5% de teor alcoólico e 15 IBU (escala do amargor da cerveja).

De cor amarela bem clara, a Blanche do Cerrado é definida pela cervejaria como turva, corpo baixo com complexa cremosidade proveniente do trigo e de espuma persistente, com baixo amargor.

O aroma leve especiarias e zest de frutas cítricas tais como limão siciliano e laranja doce, pode apresentar leve acidez, sendo refrescante e equilibrada no aftertaste (retrogosto). A temperatura para ser consumida é de 4° a 7°C .

Ela é capaz de harmonizar com petiscos, sushi, queijos frescos e massas com vegetais. A Blanche do Cerrado é uma cerveja extremamente leve. Para quem gosta de witbier, é um prato cheio para os dias quentes por ser muito refrescante.

A Blanche do Cerrado, no site oficial da Micro X, custa R$ 25,00. Ela também pode ser encontrada nas lojas do Pão de Açúcar! A Micro X está participando do do 2º Festival de Micro Cervejarias do Pão de Açúcar.

Sobre a Micro X, criadora da Blanche do Cerrado

A Microcervejaria Micro X é uma cervejaria cigana fundada pelo casal Alexandre Lewis Xerxenevsky, o X, e Rogéria Rosa Xerxenevsky.

Alexandre X é o brewmaster. Gremista, jipeiro, mas sobre tudo um mestre cervejeiro, começou a produzir cerveja em 2010 na garagem de sua casa. Sua carreira profissional no ramo de tecnologia formou seu perfil minucioso e perfeccionista.

Viajou o mundo para aprimorar sua técnica e desenvolver sua paixão em cervejas. Mudou para Brasília onde sua paixão floresceu. O clima quente e seco da capital, aliado a uma população diversa, culta e sedenta por novidades formaram o ambiente perfeito para sua mais nova empreitada.

A Micro X Cervejaria foi a primeira cervejaria cigana a produzir suas receitas no Centro-Oeste do Brasil. Hoje, eles já produzem 19 rótulos e nós tivemos o prazer de experimentar 6 rótulos em uma degustação que eles fizeram no Mucha Breja em Santos.

cervejaria-micro-x-foodtips-01

Na foto, os rótulos: Angel Tripel; Tropicalista Amazônia American Wheat com Açaí e Cupuaçu; Blanche do Cerrado Witbier; Tropicalista Mata Atlântica Saison com Uvaia e Grumixama; Tropicalista Mata Atlântica Saison com Uvaia e Grumixama; 61 IPA versão Cryo Hops e, por fim, Angel Dust (colaborativa com a Dogma).

• • •

editor-redator-bruno-gutierrez-beer-tips-foodtips

Bruno Gutierrez é jornalista apaixonado por política, esportes e boa comida, especialmente se for um churrasco. Ele é um dos idealizadores do FoodTips, entusiasta de cervejas artesanais e, claro, responsável pela coluna Beer Tips.
Siga-o no Instagram: @brunogutierrezprieto

Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também

cerveja-invicta-beertips

Beer Tips: Cerveja Invicta Iniciação

Chamo-me Bruno Gutierrez, jornalista formado em 2008 pela Universidade Santa Cecília, e com passagens em veículos regionais como Globoesporte.com, G1 e Diário do Litoral. Sou um dos apaixonados por...
Compartilhe com os amigos!
Cerveja-Fullers-Beer-Tips-foodtips

Fuller’s London Pride: quase 80 anos de tradição britânica

A Cervejaria Fuller’s é uma tradicional cervejaria britânica. Ela se encontra no distrito londrino de Chiswick, onde está instalada desde 1828, mas segundo o site da Fuller’s, a cervejaria...
Compartilhe com os amigos!
mucha-breja-bacon-melt-hamburguer-em-santos

Mucha Breja: Para quem gosta (ou não) de cerveja!

O Mucha Breja é um local especializado em cervejas de diversos lugares do mundo! Em Santos são dois estabelecimentos: o principal (maior, com mais de 200 rótulos nacionais e...
Compartilhe com os amigos!