falecom@foodtips.com.br

Anchor Orange Splash: cerveja, laranja e baseball!

A Orange Splash é uma cerveja produzida pela cervejaria norte-americana Anchor, que une paixões típicas de San Francisco, cidade natal da Anchor: cerveja e baseball.

A cerveja faz uma homenagem ao time da cidade San Francisco Giants, o quarto maior vencedor da Major League Baseball (a liga de baseball norte-americana), ao lado do Boston Red Sox, com oito títulos.

Acima deles, somente o Oakland Athletics, com 9 títulos, o St. Louis Cardinals, com 11 conquistas, e o New York Yankees, clube famoso em todo mundo, e especialmente no seriado Seinfeld, com 27 títulos.

Mas, não estamos aqui para falar de baseball, suas nove entradas e seus jogos de até 6 horas de duração! Vamos falar mesmo da cerveja! Então, partiu!

Orange Splash: combinação única

A Orange Splash foi criada em 2015, um ano após o Giants vencer a World Series. Nas palavras do mestre cervejeiro da Anchor, Scott Ungermann, eles queriam “fazer algo tão único como a amada equipe de beisebol da cidade”.

Os funcionários da Anchor Brewing e da San Francisco Giants ajudaram a nomear a cerveja em um concurso ganho pelo empregado da Anchor Thomas Gilbert, que criou o nome Orange Splash Lager. A equipe de design dos Gigantes liderou o caminho no desenvolvimento da aparência do produto, que tem o desenho da caminha dos Giants.

Com o estilo hop lager com adição de suco de laranja, a Orange Splash tem notas de dulçor do malte, além dos lúpulos Apollo e Bravo. A Anchor também adicionou casca de laranja em diversos momentos do processo de fabricação, dando maior potência ao sabor.

A temperatura que a Orange Splash deve ser consumida é entre 3ºC e 5ºC, e o copo utilizado deve ser o tulipa. Ela harmoniza com batatas fritas, pasteis e polpetone ao sugo, por exemplo.

A Orange Splash pode ser encontra em sites especializados em cervejas e o custo varia entre R$ 21,00 e R$ 25,00. Você pode encontrar a cerveja da Anchor em sites como o CluBeer, The Beer Planet e o Beer Shop.

Como nasceu a Anchor

A Cervejaria Anchor tem início em 1849, quando o cervejeiro alemão Gottlieb Brekle chegou a San Francisco com sua família na época da corrida do ouro na Califórnia. Brekle comprou um antigo salão de cerveja e bilhar na Pacific Street, por US $ 3500,00, transformando-o na cervejaria americana que, vinte e cinco anos depois, seria renomeada Anchor.

Em 1896, o cervejeiro alemão Ernst F. Baruth e seu genro, Otto Schinkel Jr., compraram a antiga cervejaria e o batizaram de Anchor. Só que, em 1906, Baruth morreu de repente em fevereiro. Dois meses depois, o devastador incêndio após o grande terremoto de São Francisco consumiu a Anchor.

Em janeiro de 1907, Otto Schinkel, Jr, foi atropelado por um bonde. Felizmente, os cervejeiros alemães Joseph Kraus e August Meyer, junto com o dono da loja de bebidas alcoólicas Henry Tietjen, conseguiram manter a Anchor em andamento.

A partir de 1920, com a proibição de bebidas alcoólicas, a Lei Seca promulgada pelo presidente Woodrow Wilson, a Anchor fechou as portas, sendo reaberta somente em 1933, com o fim da lei, por Kraus, que começou a preparar a cerveja Anchor Steam.

Era Frtiz Maytag

A Anchor ainda passou pelas mãos de Joe Allen e Lawrence Steese, quase tendo sido fechada por ambos. Até que, em 1965, Fritz Maytag se ofereceu para comprar 51% da cervejaria. Seis anos depois, Fritz começou a engarrafar Anchor Steam Beer.

Em 1975, a Anchor produziu quatro outras cervejas distintivas, Anchor Porter, Liberty Ale, Old Foghorn Barleywine Ale e a primeira cerveja de Natal anual.

Em 13 de agosto de 1979, a Anchor elaborou sua primeira cerveja Steam na sua nova casa da Mariposa Street, que continua sendo nossa casa hoje. Em 1984, a Anchor comemorou seu quinto aniversário em sua nova casa, preparando uma cerveja de trigo especial, a primeira cerveja de trigo na América desde a Lei Seca.

Fritz Maytag se manteve no comando da Anchor até 2010 quando anunciou sua aposentadoria com a venda de Anchor para Keith Greggor e Tony Foglio.

 

• • •

editor-redator-bruno-gutierrez-beer-tips-foodtips

Bruno Gutierrez é jornalista apaixonado por política, esportes e boa comida, especialmente se for um churrasco. Ele é um dos idealizadores do FoodTips, entusiasta de cervejas artesanais e, claro, responsável pela coluna Beer Tips.
Siga-o no Instagram: @brunogutierrezprieto

Compartilhe com os amigos
Voltar

Veja também